Cidades do Sul de Minas com até 20 mil habitantes apresentam aumento de casos de Covid-19

A Covid-19 começa a avançar para os municípios do interior. A situação é preocupante porque muitas cidades da região têm menos de 20 mil habitantes e nem todas tem capacidade para atender os casos que se agravam por causa do vírus. Com isso, para ter acesso a esse tipo de atendimento, como uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), é preciso se deslocar aos grandes centros.
O primeiro caso do novo coronavirus no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro. Em Campanha, o primeiro registro apenas no dia 11 de maio. O segundo quase um mês depois, no dia 9 de junho. Mas em uma semana veio um salto para seis registros, de acordo com os números da Secretaria Municipal de Saúde. Um avanço de 200%.
Campanha tem cerca de 16 mil habitantes e não possui leito de UTI para tratamento da Covid-19. A referência na saúde é Três Corações, a quarta cidade com mais casos da doença no Sul de Minas.
Entre os municípios sul-mineiros com até 20 mil habitantes, Itamonte lidera a lista de casos, com 53 registros. Em seguida vem Itanhandu com 36, Cana Verde com 24 - sendo que 15 deles foram computados nas duas últimas semanas - e Poço Fundo, com 21 casos.
Estudos apontam que existe a interiozação da Covid-19, devido a ida e vinda de pessoas a grandes centros.

Comentários